(11) 3045-0292 | 3045-1978
comercial@trio.eng.br
 

A importância da manutenção e atualização do maquinário

Home » Sem categoria » A importância da manutenção e atualização do maquinário

O canteiro de obras depende de muitos fatores para que tudo funcione de forma correta. Apenas através de uma organização completa e detalhada é que podemos chegar em uma obra eficiente, ágil e que não ultrapassa o orçamento estabelecido.

Porém, um fato que pode ser muitas vezes negligenciado durante o planejamento inicial é a importância dos maquinários no canteiro de obras. Muito além disso, ás vezes os organizadores se esquecem da manutenção preventiva e até mesmo da atualização do maquinário.

Com isso em mente, a Trio sempre garante que os projetos de nossos clientes sempre contem com equipamentos atualizados e com a manutenção em dia. Isso traz muitas vantagens para o resultado final da obra e garante uma melhor segurança para os nossos colaboradores.

Esse cuidado também representa maior respeito com os nossos clientes. Por isso, esse é um ponto que nunca deixamos passar no nosso planejamento! Confira algumas das vantagens de manter o maquinário da obra atualizado e com a manutenção em dia.

Sempre à frente das inovações

O setor da construção civil, assim como muitos outros, está sempre evoluindo e, cada vez mais, adotando novas tecnologias. Um equipamento de cinco anos atrás pode ser menos prático que os equipamentos mais novos.

Além disso, as máquinas mais recentes são capazes de realizar mais atividades do que as antigas.

Isso quer dizer que, ao manter o maquinário atualizado, sempre buscando por novas soluções, é possível ficar sempre à frente do setor, na vanguarda dessas novas tecnologias. Com essas novas tecnologias é possível sempre oferecer o melhor para nossos clientes, garantindo mais eficiência e mais produtividade em todas as etapas da construção.

Mais produtividade e menos pausas na construção

Ao pensar na construção civil, é importante notar que existem uma série de etapas que contam com maquinário específico. As betoneiras, guindastes e escavadeiras são alguns dos mais utilizados, mas existem equipamentos menores e maiores em todo o canteiro de obras.

Quando um equipamento desses dá defeito, todo o fluxo de trabalho tem que ser parado até que ele seja substituído ou consertado. Isso atrasa a obra, o que consequentemente a torna mais cara.

A melhor forma de evitar esses atrasos é garantindo que os equipamentos estarão sempre funcionando de forma adequada. Não existe prática melhor para isso do que a manutenção preventiva das máquinas utilizadas.

Essas paradas inesperadas, mesmo que pequenas, causam um grande problema para a obra, acarretando em muitos gastos.

Maior segurança para os funcionários

Os equipamentos são utilizados diretamente pelos funcionários e colaboradores da empresa. Qualquer defeito ou problema de funcionamento pode causar acidentes que vão afetar principalmente a mão de obra do canteiro de obras.

Equipamentos e máquinas com as manutenções em dia, colaboram com a redução de acidentes, trazendo mais segurança para os trabalhadores da construção civil e ajudando a diminuir as estatísticas de acidentes de trabalho.

Maior organização na hora das manutenções

A manutenção preventiva não só previne problemas graves que podem acabar prejudicando um maquinário de forma agravada. Esse tipo de manutenção também gera um controle maior para a hora em que uma manutenção corretiva for inevitável.

Quando o equipamento realmente quebra, caso as manutenções preventivas tenham sido realizadas, é mais fácil determinar a causa do problema e achar uma solução.

Maior consciência ambiental

Dificilmente paramos para pensar como maquinários com defeito aumentam a pegada de carbono de uma construção. Imagine um trator que está vazando óleo, ele não apenas está sujando o ambiente local e dando mais gastos para a construtora.

Ele também está desperdiçando todo o insumo utilizado na produção do óleo para o motor. Enquanto isso pode parecer pouco, no fim de um período de longo prazo, esse é um desperdício considerável.

Para garantir todas essas vantagens e demonstrar o nosso respeito por nossos clientes, a Trio Engenharia sempre busca ter os equipamentos atualizados e com manutenção em dia!