(11) 3045-0292 | 9.5027-8569
comercial@tation.eng.br
 

Tijolo ecológico – O que é e como isso beneficia a construção civil

Home » Notícias » Tijolo ecológico – O que é e como isso beneficia a construção civil

Tijolo ecológico – O que é e como isso beneficia a construção civil

Uma das grandes preocupações de todas as principais indústrias é a sustentabilidade e o impacto que deixamos em diferentes áreas, principalmente quando se fala em meio ambiente. E isso não é diferente com a indústria da construção civil.

A relação entre a sustentabilidade e a construção civil é uma questão cada vez mais importante para o dia a dia. Esse é um assunto que a Tation Engenharia leva muito a sério, por isso estamos sempre buscando novas tecnologias e informações dentro deste segmento.

Uma dessas importantes tecnologias é o tijolo ecológico, um tipo de material que está ganhando cada vez mais popularidade e se mostrando como uma excelente opção para economizar dinheiro, mão de obra e também insumos.

Os tijolos ecológicos, cujo o nome real é bloco modular de solo-cimento, são uma opção para quem procura materiais para uma construção com uma menor pegada de carbono. Segundo os fabricantes, essa solução tem a vantagem de acelerar a construção, reduzir o consumo de argamassa e aço, e gerar menos entulho no canteiro

Esses blocos de solo-cimento, são feitos com materiais que não exigem tempo de forno. Assim, eles não geram carbono durante a sua produção, que faz deles materiais ecologicamente corretos.

Além do tijolo de solo-cimento, existem também os tijolos feitos com reaproveitamento de resíduos.

Esses são os blocos fabricados com resíduos como cinzas do bagaço da cana-de-açúcar, couro, borracha, materiais de descarte da maricultura e fibra de coco do babaçu. Com o reaproveitamento, o tijolo diminui o impacto ambiental causado pelo consumo inicial desses produtos, além de diminuir a matéria prima que é utilizada em sua própria composição.

Por fim, existem os tijolos de encaixe a seco, feitos de argila. Esse modelo é interessante por vários motivos. Além do uso da argila como material principal, ele possui uma superfície que permite o encaixe a seco, ou seja, sem a necessidade de argamassa.

Com isso, montar paredes, estruturas e acabamento apenas encaixando esses tijolos. Tudo sem a necessidade de ter um grande conhecimento sobre construção.

As vantagens do tijolo ecológico

O tijolo ecológico tem como sua principal vantagem a preocupação com o meio ambiente. Esse é um ponto importante dentro da indústria da construção civil, que é uma das indústrias que mais consome matérias primas e gera pegadas de carbono.

Mas além disso, esse tipo de material também oferece a vantagem de gerar muito menos resíduo, já que não é necessário a quebra de blocos para a parte estrutural. Também há uma diminuição no uso do cimento e dos moldes de madeira, podendo gerar economia no canteiro de obras.

Por ser mais fácil de construir e usar menos materiais, ele ainda aumenta a produtividade dos trabalhadores.

Desvantagens

O material possui algumas desvantagens. Uma das principais é a falta de disponibilidade do material, que é bastante difícil de encontrar no mercado tradicional.

A dificuldade em encontrar esse material, junto da novidade que ele traz para o setor, acaba o tornando uma opção de valor mais elevado. Isso pode tornar alguns projetos bem mais caros do que os que utilizam material de vedação tradicional.

Sempre reforçando o seu compromisso com o meio ambiente, Tation Engenharia busca se manter atualizada sobre as principais tendências de materiais para obras. Acesse https://tation.eng.br/ para saber mais sobre o nosso trabalho e como podemos tornar o seu empreendimento realidade.