(11) 3045-0292 | 9.5027-8569
comercial@tation.eng.br
 

Tendências de tecnologias para a construção civil

Home » Notícias » Tendências de tecnologias para a construção civil

Tendências de tecnologias para a construção civil

A construção civil é um dos setores mais importantes para a economia de qualquer país. Mas ao contrário de muitas outras áreas ligadas a produção, ela é uma das que menos evolui em tecnologia. É difícil vermos novas tecnologias para a construção civil no mesmo nível que vemos em outros setores.

Isso acontece por muitos motivos, um dos principais é a forma que muitas companhias e profissionais pensam em relação a adoção da tecnologia para esta indústria.

Outro motivo pode ser a falta de conhecimento sobre quais são essas tendências e como elas podem ajudar no canteiro de obras.

Felizmente, aos poucos vemos uma mudança em relação ao mercado com a tecnologia. Cada vez mais, empreiteiras e empresas apostam em diferentes recursos para agilizar, baratear e aumentar a segurança de construções.

A Tation Engenharia traz para seus empreendimentos todas as tecnologias possíveis para projetos eficientes, rápidos e completamente seguros!

Quer entender um pouco mais sobre essas tecnologias? Confira algumas que estão ficando cada vez mais comuns no mercado brasileiro e internacional!

Tendências de tecnologias para a construção civil
Existem diferentes fatores que podem ser beneficiados com as novas tecnologias, desde a forma que organizamos os materiais até a maneira em que o projeto é visualizado e projetado logo nos primeiros passos.

Esses procedimentos facilitam bastante a agilidade em diversos segmentos da construção civil e também evitam o número de retrabalhos, já que é possível visualizar muito melhor o resultado final e sugerir mudanças ou aprovações de forma mais simples.

Realidade virtual e realidade aumentada

A realidade virtual e a realidade aumentada são duas tecnologias que estão cada vez mais comuns quando falamos de entretenimento. Porém, elas também possuem uma grande utilidade dentro da construção civil.

Quando idealizamos um projeto, é necessário fazer a planta, fazer desenhos e tudo que possa ajudar a visualizar o projeto final. Hoje em dia é muito praticada a construção em modelos 3D para os projetos, onde é possível ter uma boa visão da estrutura antes da construção ser iniciada.

Mas e se fosse possível “entrar” dentro dessa construção? Ver cada corredor e as paredes na parte interna? Com a realidade virtual ficando cada vez mais popular, é possível termos tours por empreendimentos que ainda estão apenas no papel.

Uso de drones
Você conhece os drones, não é mesmo? Aqueles pequenos dispositivos aéreos que podem se controlados por controle remoto ou com o uso do celular. Eles podem ser usados como brinquedos ou como equipamentos de filmagem.

Já nas obras eles estão começando a ser usados como poderosas ferramentas de monitoramento aéreo e mapeamento do canteiro de obras.

Eles são muito mais práticos do que fazer essas atividades do chão e são muito mais baratos do que o uso de helicópteros.

Inteligência artificial e mecanização
Cada vez mais as atividades realizadas manualmente estão sendo substituídas por processos automatizados. Desde robôs capazes de realizar o reboco de uma parede até monitores automáticos de diferentes condições ligadas ao canteiro de obras.

Através da inteligência artificial e mecanização de processos e do monitoramento, é possível ter um acesso a dados mais precisos e muito mais detalhes sobre diferentes aspectos da obra. Com esses dados é possível entregar um resultado final muito melhor.

Neste segmento podemos encaixar também a Internet das Coisas (IoT), que cria uma rede entre os diferentes dispositivos do canteiro de obra e potencializada a captura de dados.

Materiais inteligentes e sustentáveis
“Sustentável” e “inteligente” são duas palavras que andam lado a lado. Na construção civil cada vez mais estão sendo escolhidos os materiais sustentáveis para uma obra muito mais inteligente, duradoura e que diminui a pegada de carbono deixada no meio ambiente.

Entre esses materiais estão as tintas inteligentes, o bambu, vidros inteligentes e muitos outros, todos são grandes tendências tecnologias para a construção civil.