(11) 3045-0292 | 3045-1978
comercial@trio.eng.br
 

Retrabalho em obras – Quais os prejuízos e como evitar

Home » Notícias » Retrabalho em obras – Quais os prejuízos e como evitar

Os canteiros de obras contam com diferentes setores, profissionais e processos para poder concluir uma construção. Entre esses muitos processos, está o retrabalho. Como o nome já indica, esse é um procedimento que visa refazer trabalhos que ficaram fora do padrão, seja no quesito estético ou estrutural.

O principal culpado do retrabalho é a falta de planejamento, algo que precisa ser corrigido o quanto antes em um empreendimento. O retrabalho causa a perda de materiais, tempo e dinheiro, atrasando a obra, aumentando o preço final e diminuindo até mesmo o lucro da construtora.

O retrabalho também não se limita ao setor onde ele precisou ser feito. O material e o tempo usado para consertar o problema acabam atrasando procedimentos futuros e a obra de forma geral, quase que como uma bola de neve. O retrabalho no canteiro de obra tem efeitos bem negativos para a construção como um todo.

Confira mais sobre esse problema e saiba como ele pode ser evitado no canteiro de obras.

Principais causas do retrabalho em obras

Para saber como evitar o retrabalho em obras, primeiro precisamos identificar as principais causas. É importante ressaltar que as causas do retrabalho não estão em apenas um grupo da equipe ou apenas no material. Elas podem acontecer em qualquer nível, porém, no fim das contas, esses erros podem sempre ser evitados pela administração.

O primeiro ponto onde é possível identificar essas falhas é no detalhamento e planejamento dos projetos. Neste momento é mais do que fundamental que tudo seja devidamente explicado e detalhado. Qualquer falha nessas informações pode fazer com que o trabalho seja feito de forma errada, necessitando de adequações futuras.

Outro ponto importante que pode causar diversos retrabalhos é um problema de comunicação entre canteiro de obras e escritório de projetos. Muita informação é perdida na comunicação entre o projeto e a execução quando não existe uma comunicação direta e precisa com o canteiro de obras. Isso pode causar confusões, principalmente se for necessário mudanças no projeto.

A falta de capacitação da equipe também pode ser algo problemático e gerar muitos retrabalhos. Porém, esse problema também tem origem na parte que organiza o projeto, já que a administração deve sempre procurar por profissionais capacitados ou então oferecer capacitação para a sua equipe.

Como evitar os retrabalhos em uma construção?

O primeiro passo para evitar os retrabalhos é saber quais são as suas principais causas. Como já esclarecemos quais são as principais, então estamos com meio caminho andado. É preciso agir em cada uma das questões acima, de maneira inteligente e eficiente.

Conte com a tecnologia

Muitos dos problemas que citamos podem ser resolvidos com o uso de recursos tecnológicos que podem oferecer soluções para planejamento e comunicação entre a organização e gerenciamento do projeto e a parte que executará toda a obra.

É possível encontrar diversas plataformas de organização de trabalho, algumas até específicas para a área da construção civil. Esses recursos diminuem bastante os erros com o planejamento e o repasse de informações para os diferentes setores.

A tecnologia também ajuda a equipe de planejamento, que pode contar com softwares para criar e visualizar o projeto. Esse é um elemento interessante, já que com o planejamento e uma visualização do resultado final é possível diminuir mudanças futuras, o que também pode fazer com que retrabalhos precisem ser feitos.

Melhore o gerenciamento

Muito além da tecnologia, o gerenciamento precisa ser eficiente e contar com diferentes técnicas e métodos para aumentar a produtividade do canteiro de obras e garantir um funcionamento ideal de todas as partes.

O gerenciamento também não deve ser feito apenas na parte humana, mas também deve levar em consideração a logística do fornecimento de materiais, disposição de materiais e ferramentas no canteiro de obras, além de muitos outros detalhes importantes.

Claro que também fica por parte da equipe de projeto a escolha de materiais de qualidade para evitar problemas estruturais na obra.

A Trio Engenharia traz para o mercado da construção civil um gerenciamento completo, eficiente e que usa todos os recursos e ferramentas disponíveis para evitar erros, retrabalhos e riscos.

Garantimos assim obras sempre dentro do prazo, com respeito aos nossos clientes e aos nossos funcionários!