(11) 3045-0292 | 9.5027-8569
comercial@tation.eng.br
 

Produtividade no canteiro de obras: Como aprimorar e quais são os seus benefícios

Home » Notícias » Produtividade no canteiro de obras: Como aprimorar e quais são os seus benefícios

Produtividade no canteiro de obras: Como aprimorar e quais são os seus benefícios

Produtividade-no-canteiro-de-obras
Produtividade-no-canteiro-de-obras

A produtividade no canteiro de obras e das atividades a serem desenvolvidas durante o projeto é um objeto de discussões e estudos. Com o tempo, técnicas de produtividade começaram a surgir em diferentes indústrias, porém, a construção civil ainda parece sofrer para acompanhar as novas tendências.

Isso acontece porque o canteiro de obras conta com muitos trabalhos, muitos funcionários e diferentes áreas de gerenciamento. Um pequeno atraso pode acabar virando uma bola de neve. Coisas simples como pegar uma ferramenta podem ser o suficiente para acabar com a produtividade de um grupo de funcionários e consequentemente todas as atividades a serem desenvolvidas no canteiro.

Uma das melhores maneiras de melhorar a produtividade no canteiro de obra é através de técnicas que ajudam a melhorar a organização de todos os processos. Desde a maneira como a companhia atua no dia-a-dia, até a forma em que o canteiro de obras é organizado, tudo pode afetar a produtividade na obra.

O principal benefício de melhorar a produtividade no canteiro de obras é a agilidade, que faz com que o projeto fique menos suscetível a atrasos no cronograma.

Dicas para aprimorar a produtividade no canteiro de obras

Confira algumas das técnicas empregadas pelas construtoras para aumentar a produtividade no canteiro de obras.

Mapeamento do canteiro de obras

Criar um mapa do canteiro de obras de qualquer projeto deve ser um dos pontos iniciais do gerenciamento. Um mapeamento completo da obra pode facilitar o gerenciamento de todos os funcionários e diferentes setores, agilizando bastante todo o procedimento.

Além disso, fica muito mais fácil organizar a disposição das ferramentas e materiais com um mapeamento completo. A má localização de ferramentas e materiais pode prejudicar bastante a produtividade

Cultura de trabalho dentro da companhia

Muitos funcionários apontam que um dos principais fatores que atrapalham a motivação e a produtividade é a cultura da empresa. A cultura define, basicamente, como é o ambiente, como todos os funcionários são tratados e os valores da empresa.

Se o funcionário não se sentir motivado ou não sentir que a empresa se preocupa com o seu bem-estar, com certeza a produtividade será prejudicada drasticamente. E isso é um fato em todas as áreas.

Uma obra é um esforço coletivo, cada construtor, mestre de obra, gerente e outros cargos fazem o dia de trabalho ser produtivo ou não. A cultura de trabalho no canteiro e obra é importantíssima.

Pré-fabricados como primeira opção

Os pré-fabricados possuem diversas vantagens. As estruturas de concreto pré-fabricadas industrialmente são feitas fora do canteiro de obras e elas aceleram consideravelmente a produtividade da obra, já que não se perde tempo com muitas etapas e muito do esforço pode ficar voltado para a montagem das estruturas.

Funcionários especializados e treinados

As vezes a produtividade não é prejudicada por falta de motivação ou proatividade do trabalhador, mas sim por falta de conhecimento específico. Contratar profissionais especializados ou oferecer treinamento para a equipe melhora a motivação e a confiança de todos no canteiro de obras. Sem contar que um funcionário vai sempre desempenhar uma função no qual é especializado com muito mais agilidade, produtividade e segurança.

Conte com a tecnologia para ajudar

Muitos dos problemas de produtividade no canteiro de obra estão diretamente ligados com a falta de inovações tecnológicas e a falta de ferramentas de automação. Não estamos falando apenas do uso de ferramentas e equipamentos que realizam trabalho pesado, como betoneiras ou retroescavadeiras, estamos também falando da importância de softwares para gerenciamento e organização.

Existem programas para manter registro do avanço da obra, do uso dos materiais, dos gastos e todas as outras importantes nuances de uma construção. É importante usá-los para melhorar a produtividade do canteiro de obras e todas as outras atividades que compõem a construção civil.

A Tation Engenharia está sempre buscando as melhores soluções para garantir a melhor produtividade dos empreendimentos em que atuamos, oferecendo satisfação total de todos nossos clientes!