(11) 3045-0292 | 9.5027-8569
comercial@tation.eng.br
 

Poderosas práticas de gestão para aplicar na Construção Civil.

Home » Notícias » Poderosas práticas de gestão para aplicar na Construção Civil.

Poderosas práticas de gestão para aplicar na Construção Civil.

A construção civil é um dos principais setores de todo o mundo, mas mesmo com toda essa importância, é fácil notar que o mercado fica para trás de outras indústrias quando se fala em inovação e no aumento da produtividade. Isso acontece porque a construção é um setor bastante tradicional e isso faz com que muitas vezes não se busque maneiras de inovar na sua gestão.

Porém, são justamente as novas formas de gerenciamento que garantem que uma construtora esteja sempre à frente da concorrência, entregando aos clientes o que eles procuram e garantindo satisfação total de todos eles.

Esses são valores que movem a Tation e por isso a inovação é fundamental para garantirmos a melhor gestão em todos os empreendimentos que atuamos.

Conheça algumas dessas novas maneiras de organizar e gerir o canteiro de obras para sempre obter um resultado aprimorado.

A Matrix SWOT para garantir eficiência no setor

Essa é uma metodologia criada para uma análise de forma geral, para o planejamento anual ou para o planejamento individual de cada empreendimento. Ela é feita através de uma matriz que permite que a gestão possa determinar quais são as fraquezas e forças da empresa, além das oportunidades e ameaças.

Isso garante um estudo mais completo de todos os fatores que podem afetar o empreendimento e a construção, oferecendo um melhor manejo de riscos e oportunidades para acelerar toda a construção.

SWOT é a sigla para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças em português. A gestão precisa analisar todos esses pontos, estudando fatores internos e externos para conseguir criar a melhor estratégia para o canteiro de obras.

Entre as vantagens desse tipo de estratégia está a facilidade de implementação e a sua alta eficiência.

KPIs para garantir um controle das metas e objetivos

KPIs são indicadores chave de desempenho (do inglês Key Performance Indicators). Esse tipo de metodologia funciona auxiliando os gestores na hora de determinar o sucesso das metas estabelecidas para um empreendimento.

Todo grande gerenciamento depende de um monitoramento perfeito de todos os pontos chave da construção. Os KPIs surgem como uma boa solução para manter o controle de desempenho de todos os pontos importantes no canteiro de obras.

E existem diferentes metodologias para se conseguir obter essas informações, desde sistemas manuais até os automatizados. O objetivo é sempre garantir um controle eficiente e que vai determinar quais áreas estão apresentando dificuldades em atingir as metas estabelecidas.

A ideia é utilizar esses dados para criar ações que podem impulsionar as áreas com desempenho aquém do esperado e consequentemente aumentar a eficiência e produtividade de toda a obra.

Metodologia do pensamento enxuto (Lean Construction)

Quando falamos em pensamento enxuto estamos falando sobre a diminuição de gastos, de tempo e de desperdícios no canteiro de obras. Para buscar essa metodologia, a construtora precisa:

– Reduzir o tempo do ciclo de produção;

– Reduzir as atividades que não trazem valor agregado para o empreendimento;

– Simplificar através da redução do número de passos;

– Aumentar o valor do produto considerando as necessidades do cliente;

– Reduzir a variabilidade de processos anteriores e demandas;

Esse tipo de estratégia engloba uma série de preocupações e boas práticas. Desde diminuir desperdícios com materiais até o cuidado com os retrabalhos em todas as etapas das obras.

PDCA, controle de qualidade e mais eficiência na construção

PDCA significa Planejar, Fazer, Verificar e Agir (Plan, Do, Check e Act, na sigla original). Essa é uma das táticas mais eficientes entre as novas maneiras de gerenciamento da construção civil.

O PDCA é realizado entre ciclos de construção e é um processo desenvolvido para analisar os passos da construção civil para que o próximo ciclo seja mais eficiente e mais produtivo, sempre diminuindo os gastos desnecessários e refinando a gestão até encontrar um ponto perfeito.

Primeiro é necessário realizar o planejamento do ciclo de construção. Nesse momento são traçadas estratégias para as metas, indicadores qualitativos e quantitativos e quais as prioridades para o empreendimento.

No segundo passo é preciso fazer, ou seja, botar em prática essas estratégias através do treinamento dos colaboradores para que eles possam estar de acordo com o cronograma e cultura da empresa.

Já na parte de verificar, é necessário analisar tudo o que deu certo e o que deu errado durante o atual ciclo de construção. É importante então fazer ajustes ao planejamento de acordo com os resultados obtidos.

E por fim temos o agir, que é a implementação das estratégias que funcionaram de forma eficiente em todos os ciclos de construções seguintes.

A Tation Engenharia está sempre inovando e trazendo novas forma de construir. Isso garante a nossa posição na vanguarda da construção civil e a satisfação total dos nossos clientes!