(11) 3045-0292 | 3045-1978
comercial@trio.eng.br
 

Materiais que podem revolucionar o canteiro de obras.

Home » Notícias » Materiais que podem revolucionar o canteiro de obras.

 

A construção civil é um dos setores mais tradicionais do mundo. Porém, essa tradição não impede que essa indústria esteja buscando novos materiais para estar sempre inovando.

Existem diferentes materiais que podem revolucionar o canteiro de obras, muitos ainda em desenvolvimento.

Quando pensamos na construção civil e no canteiro de obras, sempre vem à mente o concreto, as estruturas de aço e muito mais.

Mas esses materiais mais tradicionais estão sendo substituídos por outros. Esses novos materiais são pesquisados e desenvolvidos para agregar mais valor, mais durabilidade e mais sustentabilidade à nova indústria da construção civil.

Com essas novidades, o setor ganha cada vez mais credibilidade enquanto caminha para um futuro até mais verde.

Veja alguns destes materiais e como eles impactam o nosso setor!

Materiais que podem revolucionar o canteiro de obras

Como dissemos, o setor da Construção Civil está cada vez mais evoluindo. E isso traz novos materiais bem interessantes para o canteiro de obras.

Concreto inteligente 

Esse é um termo que não é muito comum de ser ouvido no dia a dia. Porém, esse novo tipo de concreto começou a ser pesquisado e aos poucos ganha espaço no setor.

Mas o que é o concreto inteligente? Bom, esse é um tipo de concreto que utiliza não apenas a engenharia civil, mas também a biologia para criar um material que se regenera.

Pesquisadores da Universidade de Delft, na Holanda, desenvolveram um concreto que se auto preenche pela ação de bactérias. Envolvido no projeto desde 2006, o microbiologista Henk Jonkers introduziu lactato de cálcio ao lado das bactérias, dentro de cápsulas biodegradáveis misturadas ao concreto molhado.

Com o tempo, o concreto apresenta rachaduras. Isso rompe as esferas e as bactérias passam a germinar e se alimentar. Isso faz com que elas produzam calcário que fecha as rachaduras e até mesmo buracos.

Essa tecnologia evita que o concreto precise de manutenção depois de um tempo.

Aerogel

Essa é com certeza uma das soluções mais futuristas e mais curiosas nesta lista. Imagine um material que é feito 90%-99% de ar. Mas que ainda assim é capaz de suportar 45 mil vezes o seu próprio peso.

Muito além disso, esse material tem um alto poder isolante e pode suportar altas temperaturas. Esse poder isolante, junto com a leveza, pode tornar o aerogel, o isolante térmico do futuro!

Em um futuro onde este material é mais difundido, ele pode trazer um grande impacto para a construção civil.

O bambu

O bambu não é um material novo, aliás, ele é usado na construção civil milenar. Porém, aos poucos ele está perdendo o status de material antiquado para ganhar o status de material inteligente e sustentável.

As peças de bambu são mais fáceis de serem produzidas do que as de metal e tem menor impacto no meio ambiente do que madeiras. Porém, ainda assim ele é bastante durável e resistente.

Existem até mesmo projetos que utilizam o bambu como armação do concreto, abandonando o uso do aço.

Já para o acabamento, ele traz as vantagens da madeira, a beleza e um menor impacto ambiental.

Estruturas impressas em 3D

A impressão 3D é uma tecnologia que evoluiu bastante nos últimos anos. Chegando até ao ponto de permitir a impressão de tijolos e até mesmo paredes.

Claro, esse é um tipo de material que ainda está engatinhando, mas que em um futuro não tão distante pode acabar se tornando uma das principais formas de desenvolver estruturas pré-fabricadas para a construção civil.

Apesar de ser apenas algo que está no início, a impressão 3D já é utilizada em países como Holanda, Estados Unidos e China.

A Trio Engenharia atua sempre com materiais de alta qualidade e inovação em seus empreendimentos. Apesar dessas tecnologias ainda não estarem disponíveis, estamos sempre nos atualizando para oferecer o melhor aos nossos clientes.

Posted on