(11) 3045-0292 | 9.5027-8569
comercial@tation.eng.br
 

Materiais inteligentes para a construção civil

Home » Notícias » Materiais inteligentes para a construção civil

Materiais inteligentes para a construção civil

Como muitos já sabem e como sempre falamos por aqui, a indústria da construção civil é um dos setores mais fortes da economia brasileira e da economia mundial. São milhares, provavelmente milhões de construções sendo realizadas durante todos os dias. Com isso em mente, a indústria está cada vez mais preocupada em diminuir o impacto no meio ambiente causado por essas construções.

Com isso, recentemente vem se popularizando bastante o uso de materiais inteligentes. Os materiais inteligentes são aqueles considerados ecológicos e que garantem um equilíbrio perfeito entre eficiência, tecnologia e diminuição na pegada de carbono.

A Tation Engenharia preza pela qualidade de todos os empreendimentos em que atua, sem deixar de buscar sempre uma melhor harmonia com a natureza. Demonstrando assim respeito com nossos clientes, com nosso trabalho e com o mundo todo!

Conheça alguns dos materiais inteligentes para construção civil que estão ficando cada vez mais populares em todo o mundo e que, aos poucos, passam a fazer parte do mercado brasileiro.

O que são os materiais inteligentes para a construção civil?

Os materiais inteligentes são aqueles que oferecem uma forma de diminuir o impacto no meio ambiente através de menor consumo de matéria prima ou então que oferecem um funcionamento mais sustentável após a construção.

Por exemplo, o simples fato de utilizar materiais com melhor fator de isolamento térmico é uma escolha inteligente. Isso porque no futuro, o isolamento térmico fornecido por esses materiais vai evitar o uso excessivo do ar-condicionado e outros equipamentos de climatização.

Neste segmento, temos vários materiais que ajudam a controlar o calor ou então a luminosidade para diminuir o consumo de energia.

Confira alguns exemplos de materiais inteligentes para construção civil.

Bambu

Enquanto pode parecer algo incomum, em países orientais o bambu é um dos materiais mais apreciados pela arquitetura e pela engenharia.

Apesar de ele não tem a mesma durabilidade e força do aço, essa matéria-prima natural é um excelente substituto para a madeira, oferecendo ainda mais flexibilidade e durabilidade.

Aos poucos o bambu está ganhando espaço no Brasil por causa de suas vantagens e um acabamento muito mais elegante que outros materiais.

Ecotelhado branco

O Ecotelhado também é uma novidade no mercado, porém, se prova como uma opção cada vez mais interessante. O grande diferencial desse tipo de telhado é que ele é desenhado para conseguir refletir a maior quantidade de luz solar e consequentemente diminuir a temperatura.

O ecotelhado branco consegue refletir até 90% dos raios solares, reduzindo em até 35% a temperatura interna. Com um prédio já em funcionamento, essa será uma grande diferença no consumo de energia elétrica a partir do ar-condicionado nos dias mais quentes.

Drywall

O Drywall é uma estrutura pré-fabricada indicada para ambientes secos. Ela é feita de metal galvanizado e gesso.

Essa é uma estrutura que traz muitas vantagens para a construção, desde mais agilidade e economia, até o menor uso de materiais, o que o configura

como um material inteligente e verde.

Vidros inteligentes

Os vidros inteligentes ainda são uma tecnologia avançada e que aos poucos está ganhando cada vez mais espaço dentro do mercado internacional. Esse é um tipo de vidro que pode mudar a sua opacidade dependendo de leves cargas de energia.

Esta é uma tecnologia que proporciona uma redução de 25% nos gastos com ar condicionado e ventilação, já que o vidro ajuda a controlar a temperatura interna dentro de um ambiente. Esse é dos materiais inteligentes que fazem muita diferença depois da construção estar concluída.

A Tation Engenharia e os materiais inteligentes

A Tation Engenharia busca sempre estar na vanguarda das novidades para oferecer para nossos clientes opções para uma construção mais prática, rápida e que diminua a pegada de carbono no meio ambiente.

Um dos exemplos é o uso das estruturas pré-fabricadas, que garante muitas dessas vantagens para diferentes tipos de obras.