(11) 3045-0292 | 9.5027-8569
comercial@tation.eng.br
 

Estruturas pré-fabricadas, vantagens e usabilidade em grandes obras.

Home » Notícias » Estruturas pré-fabricadas, vantagens e usabilidade em grandes obras.

Estruturas pré-fabricadas, vantagens e usabilidade em grandes obras.

As construções residenciais e comerciais de grande porte sempre demandam um tempo de construção elevado. Parte disso ocorre por causa da necessidade de construir vigas, colunas e diversas outras estruturas. Mas com o intuito de acelerar esse processo, o concreto pré-fabricado tem se tornado um material cada vez mais popular.
Na atual competividade do mercado da construção civil, as empresas precisam buscar soluções cada vez mais dinâmicas e inovações para se adequar ao avanço do segmento. O concreto pré-moldado já é uma solução muito usada em outros países como a Finlândia, que já conta com 45% das suas novas estruturas sendo construídas com o material.

Já no Brasil, a quantidade de concreto destinado para as estruturas pré-fabricadas é de apenas 4,5%. Ou seja, enquanto essas são inovações importantes para a construção civil, o mercado ainda tem muito potencial para crescimento na área.
Virtualmente, toda a parte estrutural de uma construção pode ser feita com concreto pré-fabricado. Vigas, colunas, paredes e muitos outros tipos de estruturas podem ser fabricados fora do canteiro de obra e depois apenas “encaixados” no local da construção.

Estruturas pré-fabricadas – Principais vantagens

Antes de falarmos mais sobre as vantagens das estruturas pré-fabricadas, é preciso esclarecer a diferença entre pré-fabricados e pré-moldados. Apesar de ambos terem o mesmo propósito, o processo de fabricação tem algumas diferenças.
Os pré-fabricados são feitos de forma industrial, por isso possuem um controle de qualidade muito mais rigoroso. Os pré-moldados também são feitos fora do local onde serão instalados, mas não em indústrias especializadas, exigindo muito mais cuidado com o controle de qualidade.
Com isso em mente, vamos explorar as vantagens das estruturas pré-fabricadas.

Menor prazo para construção

Sem dúvidas, a mais importante vantagem de usar concreto pré-fabricado fica por conta da velocidade e agilidade da construção. Como basicamente tudo pode ser pré-fabricado e levado até a obra para montagem final, o tempo de construção acaba sendo bem menor.

Um prédio de quatro andares, por exemplo, leva cerca de 6 meses para ser construído de maneira tradicional. Em contrapartida, a mesma estrutura pode levar apenas 20 dias para ser construída com concreto pré-fabricado.

Considerando que existe um rigoroso controle de qualidade nessas estruturas, o setor não ganha apenas em agilidade, mas também em qualidade e segurança. Com isso, as empresas que optam pelos pré-fabricados são mais competitivas no mercado com menores prazos.

Maior economia

Com uma maior agilidade no processo de construção, vem também uma diminuição de gastos. A economia vai desde o quadro de funcionários até gastos com materiais e insumos que seriam utilizados para construir as estruturas que agora serão entregues já prontas.

Dinamizar o procedimento de construção é uma das melhores maneiras de gerar economia, e o concreto pré-fabricado é uma das opções mais interessantes e seguras para atingir esse objetivo.
Outro fator que prejudica bastante a parte financeira de uma construção são os imprevistos com gastos com materiais e o desperdício, dois fatores que são mitigados pelo uso de estruturas pré-fabricadas.

Segurança

Apesar de não ser uma vantagem em cima do método tradicional, muita gente ainda tem dúvidas sobre a integridade e a segurança de estruturas de concreto pré-fabricado. Quando feitas dentro das normas, as estruturas pré-fabricadas são completamente seguras, assim como as estruturas tradicionais.

A segurança depende bastante da sondagem do terreno e de toda uma gestão correta do empreendimento. Mas desde as colunas até as lajes e paredes, todas suportam a carga como é necessário.

Usabilidade em diversos ambientes

As estruturas pré-fabricadas também trazem a vantagem de poder ser utilizadas em diferentes ocasiões e ambientes, da estrutura até o acabamento. Além dos materiais pré-fabricados pesados, também existem opções leves e que podem ser usadas em ambientes internos, dos residenciais até os comerciais de grande porte.

Na parte interna, por exemplo, você tem a opção de paredes de Drywall, que é uma estrutura pré-fabricada de gesso resistente, leve e prática. As opções de Drywall são versáteis e podem ser aplicadas até mesmo em reformas, mudando a estrutura interna de um ambiente que já esteja construído.

Melhor gestão de todo o processo de construção

Ao utilizar concreto pré-fabricado em um canteiro de obra, muito do procedimento geral é dinamizado e facilitado. Isso consequentemente melhora a gestão de toda a obra, que pode se concentrar nos setores mais importantes.

Além de diminuir a quantidade de resíduos, o que também leva tempo para ser gerenciado da forma correta, os pré-moldados reduzem muito a possibilidade de erros e de retrabalhos.

Com essas vantagens, as estruturas pré-fabricadas se tornam importantes aliadas para aumentar a competividade e eficiência de construtoras.

A Tation Engenharia traz em seus empreendimentos o uso das estruturas pré-montadas para levar aos nossos clientes todas essas vantagens. Para saber mais informações e conhecer a Trio, visite o nosso site!