(11) 3045-0292 | 9.5027-8569
comercial@tation.eng.br
 

Construção civil e sustentabilidade – Como garantir essa relação

Home » Notícias » Construção civil e sustentabilidade – Como garantir essa relação

Construção civil e sustentabilidade – Como garantir essa relação

A construção civil é um dos setores mais importantes para o crescimento econômico de um país. Não é exagero dizer que sem o setor da construção civil a economia avançaria com muito mais dificuldade. Porém, existe um outro lado que precisa ser analisado nessa questão: A sustentabilidade e a relação da construção civil com o meio ambiente.

O setor da construção civil tem um impacto muito grande no meio ambiente, sendo um dos principais consumidores de diversas matérias primas, água e um dos setores que mais gera dejetos.

Apesar do impacto positivo para a economia, o impacto para o meio ambiente pode ser grande e bem negativo.

No mercado atual, os clientes e até mesmo o público em geral estão sempre optando por opções que sejam muito mais sustentáveis do que já estamos acostumados. Essa é uma

preocupação cada vez maior em diferentes produtos, incluindo a forma que grandes construções são feitas.

O conceito de construção sustentável é determinado não apenas por uma escolha de material ou forma de construir certas estruturas, esse é um conceito complicado e que envolve diversas práticas que devem ser adotadas durante e depois da construção.

A sustentabilidade não é apenas importante para o meio ambiente, afinal a preservação da natureza também está diretamente ligada à qualidade de vida de todos os futuros moradores ou usuários do imóvel.

A Construção civil e a sustentabilidade

A ideia de uma construção sustentável não é novidade no mundo. Países como os EUA, Japão e outros da Europa oferecem até mesmo incentivos fiscais para as construtoras que tentam adotar formas de garantir mais sustentabilidade em seus empreendimentos.

Confira alguma das práticas que podem ser adotadas em uma construção para garantir uma boa relação entre o empreendimento e a sustentabilidade.

Eficiência energética e de recursos naturais

Enquanto um edifício gasta mais energia durante a sua fase de ocupação, é importante começar a construção buscando opções de energia para garantir que o impacto nas

reservas naturais seja o menor possível. Busque sempre utilizar equipamentos com eficiência energética e evite o uso desnecessário de energia elétrica no canteiro de obras.

Por exemplo, dados mostram que o consumo de água potável total por parte da construção civil em áreas urbanas no mundo chega a 50%. Em alguns casos, esse número pode alcançar os 85%. Por isso, o consumo inteligente de água e a reutilização são mais do que fundamentais para garantir a sustentabilidade de uma obra.

A importância da logística

A logística é um dos pontos de organização mais importantes em um empreendimento. Isso quer dizer que é preciso pensar bem nos fornecedores de equipamentos e materiais para evitar longas e complicadas viagens.

Além disso ser um fator que pode atrasar a obra, é também um grande desperdício de combustível e recursos das transportadoras. Por mais que possa parecer algo pequeno, uma logística bem pensada para minimizar o transporte de materiais pode fazer uma grande diferença na sustentabilidade de uma obra.

É possível diminuir o impacto ambiental nesse ponto optando por empresas com caminhões mais novos (que poluem menos) e sempre de lugares próximos do canteiro de obras.

Aposte em estruturas pré-fabricadas

As estruturas pré-fabricadas oferecem diversas vantagens para o canteiro de obras e uma das principais delas é ajudar na sustentabilidade. O processo de construir muitas estruturas no canteiro de obra, incluindo as reações químicas envolvidas em diferentes procedimentos, é um dos principais causadores do efeito estufa e da liberação de gases na atmosfera.

Ao adotar o uso de estruturas pré-fabricadas, é possível diminuir consideravelmente a liberação desses gases, consequentemente deixando a obra mais verde. Essa atividade

também pode diminuir o transporte de materiais, que é, como já falamos, uma forma de melhorar a sustentabilidade.

Gerenciamento consciente de resíduos

Os resíduos gerados por uma obra podem ser uma fonte de poluição e de desperdício. A falta de gerenciamento de resíduos pode gerar até mesmo gastos, já que muito material

que poderia ser reaproveitado acaba sendo jogado fora.

Para evitar desperdiçar materiais, o que também diminui a sustentabilidade, considerando que mais matéria prima vai ser gasta, e também evitar a polução do meio ambiente, é preciso garantir um bom gerenciamento de resíduos. Entramos mais profundamente nesse assunto em outro artigo!

A Tation Engenharia busca sempre garantir a sustentabilidade em seus empreendimentos, adotando as melhores tecnologias e práticas para garantir um resultado final que respeite a natureza e todos os nossos clientes!