(11) 3045-0292 | 9.5027-8569
comercial@tation.eng.br
 

Como os drones facilitam a construção civil.

Home » Notícias » Como os drones facilitam a construção civil.

Como os drones facilitam a construção civil.

A construção civil é uma das indústrias mais tradicionais do mundo, estando presente desde o início da sociedade. Porém, como em muitas outras áreas, também há uma evolução constante em relação à tecnologia que é utilizada nesse setor. Uma dessas tecnologias é o uso de drones na construção civil.

Os drones são equipamentos cada vez mais populares no Brasil e no mundo. Apesar de serem bem comuns na indústria do entretenimento e na produção de imagens, esses pequenos objetos voadores não tripulados estão se tornando cada vez mais recorrentes em outras áreas.

Na construção civil não é diferente. Com a necessidade do mapeamento de canteiro de obras, inspeções e outras atividades, os drones podem beneficiar o setor de muitas maneiras diferentes.

O que é um drone?

Apesar de ser uma tecnologia bem popular, ainda há pessoas que podem não entender bem o que é um drone.

O drone é um equipamento não tribulado de voo. Com tamanhos variados, que podem ir de alguns centímetros até quase um metro (no âmbito civil), ele é usado para voos curtos.

Em seu corpo é possível instalar uma série de equipamentos, desde câmeras comuns até sensores de temperatura.

Com essas ferramentas é possível fazer filmagens aéreas com bastante facilidade, sem gastar muito e com apenas um operador de drone.

Sendo assim, o pequeno aparelho, que lembra um helicóptero, é econômico, compacto e bastante versátil para diferentes atividades.

As vantagens dos drones para a construção civil

Na construção civil existem atividades que precisam ser realizadas através de uma visão aérea, como é o caso do mapeamento e da inspeção em grandes alturas.

Esses procedimentos precisavam ser feitos com o uso de helicópteros, aviões ou, em casos raros, através de plataformas.

Como é de se imaginar, contratar um helicóptero ou avião é bastante caro. Além disso, seria necessário um cinegrafista para realizar as imagens aéreas que seriam analisadas depois.

No caso do drone, essas imagens não só saem muito mais baratas do que como era feito antigamente, como também é possível analisar imagens em tempo real.

Isso torna o drone uma ferramenta cada vez mais utilizada pela construção civil em todo o mundo.

Onde o drone pode ser utilizado na construção civil

Existem diferentes formas e áreas em que os drones podem ser utilizados dentro da construção civil. Conheça algumas delas.

Mapeamento

O mapeamento de uma obra é uma parte importante da construção. Ela deve ser feita logo no começo da preparação do canteiro e traz a análise de diferentes fatores que vão impactar consideravelmente o andamento da obra.

O mapeamento é feito através de sensores de solo, observação e também imagens aéreas. Como já dissemos, o drone acaba facilitando e barateando consideravelmente esse procedimento.

Inspeções

As inspeções são uma necessidade constante no canteiro de obras depois que certos pontos já estão construídos. Ao invés de ter uma equipe de risco para realizar uma inspeção nas alturas, é possível enviar um drone.

Com a câmera ou com um sensor de calor é possível identificar com facilidade defeitos que precisam de reparo. Isso sem a necessidade de enviar alguém para inspecionar o local, algo que sempre traz riscos.

Além desses, existem outros usos para o drone, antes, durante e depois da construção. Desde a preparação para o início da obra, até para manter tudo em ordem durante a execução.

A Trio, que busca pioneirismo em seus empreendimentos e técnicas, está sempre tentando utilizar as novas ferramentas do mercado.

Isso faz com que a gente sempre tenha as melhores opções para nossos clientes que buscam produtividade, agilidade e um resultado final de qualidade ímpar!