(11) 3045-0292 | 9.5027-8569
comercial@tation.eng.br
 

Como a construção civil deve se preparar para as novas tecnologias

Home » Notícias » Como a construção civil deve se preparar para as novas tecnologias

Como a construção civil deve se preparar para as novas tecnologias

 A construção civil é um dos setores mais importantes para movimentar a sociedade e a economia. Outro setor igualmente importante é a tecnologia. Esses dois segmentos da economia estão sempre conectados, garantindo um benefício mútuo. A tecnologia vem ajudando a construção civil em diversas áreas, aumentando principalmente a eficiência. Mas como um setor que é tradicional (e muitas vezes conservador) pode se preparar para essas mudanças?

Como a tecnologia afeta a construção civil

Como é de se imaginar, a tecnologia afeta a construção civil da mesma forma que ela vem modificando diversos setores, principalmente em relação a atividades repetitivas ou então partes que exigem precisão constante. Mas a tecnologia não está presente apenas na execução do projeto.

Você encontra softwares que são capazes de criar modelos 3D de todo o empreendimento para a aprovação do projeto com muito menos retrabalho e com menos mudanças futuras. Ferramentas de comunicação e de gerenciamento de projetos e sistemas garantem que informações sejam trocadas de forma rápida e precisa.

Existem empreendimentos que utilizam até drones para monitorar e facilitar o gerenciamento do projeto. Há diversas vantagens para o uso da tecnologia, mas infelizmente a indústria da construção civil ainda está “um pouco atrás” em relação a outros setores, tendo uma automação menor do que outros segmentos.

Confira algumas das vantagens que a tecnologia traz para uma obra

Como sabemos, a automação agiliza diferentes processos, oferecendo vantagens como:

Maior produtividade

A tecnologia oferece um aumento de produtividade para a indústria de Construção Civil em todos os seus níveis. Como dissemos, existem softwares que oferecem uma visualização do projeto que vai muito além do que uma planta poderia trazer.

Com isso, mudanças são sugeridas e aprovadas muito antes, o que faz com que o projeto flua de forma muito mais rápida e vá para a execução o quanto antes. Já na parte da construção, a tecnologia é usada na fabricação de pré-moldados, por exemplo, o que traz muito mais produtividade e até economia para uma obra.

A comunicação também é importante para que um empreendimento tenha muito mais produtividade durante a execução. Com as ferramentas de gerenciamento de projetos é possível evitar atrasos e falhas de comunicação. Softwares que gerenciam estoques e almoxarifados também podem ser usados para tornar mais produtivos esses setores.

Maior economia

Enquanto o investimento em tecnologia pode parecer um procedimento caro e que vai na contramão da “economia”, na verdade é justamente o contrário. Ao apostar em soluções tecnológicas para planejar e executar obras, é possível cortar custos com certos processos, evitar retrabalhos e erros e até mesmo desperdício.

Os retrabalhos, muitas vezes cometidos por erros de planejamento, mudanças de última hora ou erros de execução e comunicação, são facilmente evitados com o uso da tecnologia. E como falamos aqui no nosso blog anteriormente, os retrabalhos são bem custosos para as obras.

Agilidade e competitividade

Ao unir a tecnologia e a indústria da construção civil e trazer os benefícios listados acima, é possível economizar dinheiro e aumentar a produtividade. Isso torna a empresa de construção muito mais competitiva, pois vai estar sempre oferecendo os melhores prazos e até mesmo orçamentos mais atrativos para os clientes.

Os desafios da adoção da tecnologia e como a construção civil pode se preparar

Apesar das inúmeras vantagens que a tecnologia pode trazer para o setor, a indústria ainda tem algumas dificuldades em relação à aceitação dessas soluções. Isso acontece porque existem certos preconceitos em relação à tecnologia, muitas vezes os administradores acham que é um gasto a mais, em outros casos os funcionários é que não gostam da ideia por achar que a tecnologia vai diminuir as vagas de emprego.

A aceitação é o principal desafio dessa importante integração, principalmente no mercado brasileiro. A indústria de construção civil pode se preparar educando suas equipes e seus funcionários e trazendo inovações para o setor, demonstrando como essas vantagens apenas melhoram o segmento como um todo.

A Tation Engenharia aposta na tecnologia para garantir que nossos serviços tenham sempre qualidade, agilidade e o melhor resultado final para nossos clientes. Acreditamos no poder da tecnologia e automação para manter a competitividade e alavancar as capacidades da construção civil.